Grupo Folclorístico Stella Bianca é Homenageado pela Câmara Municipal de Jarinu após Turnê Europeia de Sucesso

A Câmara Municipal de Jarinu prestou uma emocionante homenagem ao renomado grupo folclorístico Stella Bianca, que retornou de uma bem-sucedida turnê pela Europa. Liderado pelo talentoso maestro Jederson Machado, o grupo encantou audiências em quatro países, incluindo uma apresentação memorável no Vaticano, e conquistou o título de "Embaixador da Cultura Italiana no Mundo" na Itália.

Composto por cerca de 30 membros, o Stella Bianca tem uma trajetória marcada pela promoção das tradições culturais deixadas pelos imigrantes italianos que contribuíram para a formação de Jarinu e toda a região. Além disso, o grupo enriquece suas apresentações com uma rica tapeçaria de diversidade cultural e étnica, ressaltando também valores brasileiros. Neste ano em especial, o repertório incluiu uma homenagem à icônica "pequena notável" Carmem Miranda, adicionando um toque de brasilidade à sua performance.

De um total de 17 membros, uma trupe do grupo teve a honra de representar Jarinu e o Brasil em solo europeu, percorrendo a Itália, Áustria, Suíça e Alemanha. O destaque da turnê foi a apresentação no Vaticano, onde o Stella Bianca encantou a audiência internacional com a sua interpretação autêntica das raízes culturais ítalo-brasileiras. Na Itália, receberam o prestigioso título de "Embaixador da Cultura Italiana no Mundo", reconhecimento que consolida a importância e excelência do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Em uma conversa com a equipe do programa "Câmara em Ação", Jederson Machado explicou que o compromisso do Stella Bianca vai muito além de simplesmente preservar e transmitir tradições. "Nossas apresentações refletem a riqueza da diversidade que encontramos em Jarinu e celebram tanto a cultura italiana quanto os valores brasileiros que nos definem", disse Machado. "É uma honra sermos reconhecidos como representantes dessas heranças culturais."

A cerimônia de homenagem foi meticulosamente organizada pelo presidente da Câmara, vereador João Lorencini, e contou com a presença dos vereadores Nino Lorencini e Chikinho Lava Car, que ressaltaram a relevância do grupo para a cidade e sua destacada contribuição artística. Durante o evento, os integrantes do Stella Bianca receberam placas de reconhecimento e aplausos calorosos da comunidade, evidenciando o orgulho local pela conquista internacional do grupo.

O sucesso do Grupo Folclorístico Stella Bianca e sua aclamada turnê pela Europa não só realçam o potencial artístico de Jarinu, mas também reforçam o poder da cultura na construção de pontes entre nações e a perpetuação de tradições valiosas. A homenagem da Câmara Municipal é um testemunho da admiração e apoio da comunidade, inspirando futuras gerações a abraçar e preservar suas heranças culturais.